sábado, 2 de setembro de 2023

Retiro Espiritual das Congregações Marianas

 


(27/08/2023) Foi uma linda festa Mariana o Retiro Espiritual dos Congregados Marianos ocorrido nesta tarde, em Pescaria Brava. A igreja do Senhor Bom Jesus do Socorro ficou tomada pelos marianos exibindo suas fitas azuis celestes dependuradas no peito, cujas medalhas trazem as insígnias de Nossa Senhora Aparecida e do Sagrado Coração de Jesus. 

Na abertura dos trabalhos, o Sr. Zezé, Presidente da Congregação local, acolheu os participantes e o Grupo Monte Cristo, de Tubarão, que animou o evento. 

Depois, também o seu Itamar Fernandes, Coordenador Diocesano da Congregação, deixou sua mensagem aos participantes, agradecendo suas presenças. 




O terço mariano, dirigido pela congregada Simone, iniciou dentro da igreja e se desenrolou pelos jardins da praça. Empunhando suas bandeiras e com terços nas mãos, os fiéis rezaram e cantaram fervorosamente, enfrentando o vento gelado, que varava pelos morros de Pescaria e lagoa de Imaruí. 


Após o terço, Pe. Adelino de Souza Matildes, Pároco local (Cabeçuda) se dirigiu aos marianos, assim: 


“Desejo que esta tarde lhes encha de bênçãos, para poderem ficar mais animados na missão de testemunhar Jesus e o amor de Sua Mãe. Sigamos evangelizando e testemunhando nossa fé, imitando Pedro que, hoje, no Evangelho, nos diz ‘Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!’. E imitando Maria, claro, através do nosso ‘sim’ a Deus. 


Que o Espírito faça nossos corações arderem e nossos pés se colocarem a caminho. Pois, todos somos vocacionados! Ninguém escapa! Deus chama a todos! Hoje, especialmente, lembramos todos os catequistas e demais leigos e leigas evangelizadores e empenhados na missão da Igreja. Sigamos firmes testemunhando Jesus, e honrando com carinho o nome e o exemplo de Maria, nossa Mãe!”. 


Em seguida, o Pe. Auricélio, Diretor Espiritual da Congregação, dirigiu uma reflexão com o tema “Faça-se em mim” e presidiu a Santa Missa de encerramento do Retiro. 


Durante a celebração, três novos congregados de Pescaria Brava fizeram suas promessas e receberam as fitas de pertença à Congregação Mariana. E foram acolhidos pelos demais irmãos da família mariana. 


Também foram apresentados os leigos e leigas de Caputera, em Laguna, que estão se preparando para ingressar na Congregação no próximo dia 08 de outubro, durante a Missa da comunidade. 




Depois da celebração, os participantes se dirigiram ao Salão Paroquial, onde lhes foi oferecido um café.

Oração Pela Congregação Mariana

 Oração pela Congregação Mariana

Lembrai-vos, mãe amorosíssima, desta congregação, que instituístes como cidade de refúgio para salvaguardar da corrupção geral os descendentes não-degenerados daqueles que vos amaram e serviram tanto.

Fazei que as vossas Congregações se multipliquem nesta Terra de Santa Cruz, que nossos antepassados vos consagraram. Não permitais que o demônio lance a desunião entre os que estão unidos no vosso amor, que prometeram servi-vos e de quem sois mãe.

Perdoai-nos por último, mãe piedosíssima, a nossa tibieza, a nossa frouxidão e negligência, no vosso serviço: Alcançai-nos de vosso divino Filho o perdão dos nossos pecados, dai-nos o vosso amor e abençoai-nos.

Nossa Senhora de fita azul
Nossa Senhora de Fátima


BANDEIRA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

   INTRODUÇÃO - BANDEIRA DO DIVINO   A Bandeira do Divino Espírito Santo é uma tradição profundamente enraizada na cultura popular do Brasi...